.

Delegação sul-mato-grossense participa do VII Encontro Regional da EJA no Centro-Oeste

Nos dias 19 e 20 de junho, a delegação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (FEJA/MS) participou do VII Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos do Centro-Oeste (EREJA-CO), realizado em Cuiabá (MT), na sede do SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso).

Com o tema “Desafios e Estratégias para o Fortalecimento das Políticas Públicas (e) do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualidade da EJA”, o evento reuniu representantes dos Fóruns Estaduais e Distrital da EJA para refletir coletivamente sobre os caminhos para fortalecer políticas públicas voltadas à superação do analfabetismo e à qualificação da modalidade.

A professora Acácia Orejana, professora da EJA e membro do Coletivo da Alfabetização, e a professora Madalena Pereira, secretária Educacional da ACP – Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública, integraram a comitiva e do Fórum EJA MS.

Para Adriana, a relevância do encontro como espaço de articulação entre os fóruns regionais é tamanha. “São momentos fundamentais de trocas, análises, proposições e encaminhamentos, sempre em defesa dos direitos dos jovens, adultos e idosos”, afirmou.

Desde sua criação, em 2004, o FEJA/MS tem se dedicado à ampliação da oferta da EJA, garantindo acesso ao conhecimento e permanência dos estudantes nas unidades escolares. Para Banar, a atuação conjunta dos fóruns do Centro-Oeste tem sido estratégica para o fortalecimento da mobilização social e para o diálogo em torno da construção e revisão dos Planos de Educação.

A delegação de Mato Grosso do Sul foi composta por:

Maria Joana Durbem Mareco – Coordenadora do FEJA/MS

Sintia Fabiana Alves de Mello Camara e Augusto Francisco Teixeira – Representantes dos gestores da EJA

Márcia Coelho de Lima, José Aparecido Tavares, Francisco Givanildo e Acácia Aparecida Orejama Bertelli – Representantes dos educadores da EJA

Madalena Pereira da Silva – Representante dos movimentos sociais

Katia Cilene Marinho – Representante do movimento sindical de MS

Maria Guedes – Representante dos estudantes, que somam atualmente 4.786 matriculados no Ensino Médio, 2.178 no Ensino Fundamental e 295 no Programa Brasil Alfabetizado no estado, em 2025.

A ACP parabeniza toda a delegação pela participação ativa e reafirma seu compromisso com a valorização da EJA enquanto política pública essencial para a inclusão educacional de jovens, adultos e idosos.

Comunicação ACP