
A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) realizou, nesta quinta-feira (26), uma importante reunião com o Coletivo dos/as Readaptados/as da REME (Rede Municipal de Ensino) e da REE (Rede Estadual de Ensino). O auditório lotado demonstrou a força da mobilização e o interesse da categoria em debater temas fundamentais para sua realidade.
O encontro foi marcado por escuta ativa, acolhimento das demandas da categoria e orientações fundamentais para os/as profissionais em situação de readaptação. Durante a reunião, foram debatidos temas centrais como mudanças na legislação, afastamento e readaptação, perícia médica e orientações gerais.
A ACP reforçou seu compromisso com a valorização, o cuidado e a defesa dos direitos desses profissionais, que desempenham papel fundamental na rede pública de ensino.
“O encontro foi um momento de troca intensa com a categoria, com um diálogo franco, aberto e direto. Eles puderam trazer dúvidas e angústias, e nós ouvimos e explicamos diversos pontos”, afirmou Gilvano Bronzoni, presidente da ACP. “É importante destacar que nosso auditório ficou lotado, o que demonstra o quanto os/as filiados/as estão empenhados/as na luta coletiva.”
A professora Gilmara Couto de Oliveira, coordenadora do Coletivo Readaptados da ACP, também avaliou positivamente o encontro. “Acabamos de terminar um encontro com os/as professores/as readaptados/as do Estado e do município. Foi muito produtivo. As pessoas vieram com garra, com força, em busca de resultados e informações”, disse. “Quero agradecer muito e dizer que estamos aqui para isso: para fortalecer o coletivo da readaptação e reafirmar que a ACP está à disposição sempre que precisarem.”
A professora Aline Furh, da Escola Municipal Marina Couto Fortes, destacou a importância da iniciativa. “Gostaria de agradecer, em meu nome e em nome do grupo de professores/as readaptados/as da REME, essa iniciativa da ACP de promover esse evento e trazer conhecimento. Muitos/as professores/as se sentem isolados/as nas escolas, sem acesso a informações e com muitas dúvidas”, afirmou. “Ao virem até o sindicato, conseguem se informar sobre todas as questões pertinentes à condição de professor/a readaptado/a.”
A ACP reafirma que a luta pelos direitos dos/as readaptados/as é uma pauta prioritária e continuará sendo conduzida com seriedade, respeito e diálogo constante com a base.
Comunicação ACP















