A cidade de Campo Grande será palco, no dia 7 de agosto, às 13h30, de um dos seminários promovidos pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e faz parte da estratégia de escuta da sociedade brasileira sobre os planos nacional e estadual para efetivação das diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.
Realizada em parceria com as Assembleias Legislativas dos estados, a iniciativa tem como objetivo ampliar o debate público e democrático em torno da construção do novo PNE. Os seminários estaduais se somam às audiências públicas promovidas em Brasília, compondo um ciclo de consultas com a participação de educadores(as), especialistas, estudantes, gestores e movimentos sociais.
A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que integra o grupo de entidades envolvidas na elaboração do novo plano, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) e a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) reforçam a importância da mobilização e do diálogo com os parlamentares organizadores.
Além da CNTE, outras 17 entidades nacionais ligadas à educação contribuíram para a elaboração de um caderno de propostas ao novo PNE, organizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A síntese das emendas sugeridas será divulgada na próxima semana.
A ACP destaca a importância da participação da categoria em Mato Grosso do Sul neste momento decisivo. “Este é um momento estratégico para a educação pública brasileira. Precisamos ocupar os espaços de debate e incidir diretamente na formulação das políticas que vão impactar nosso trabalho e a vida de milhões de estudantes nos próximos dez anos”, afirma o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni.
O seminário contará com a mediação dos deputados federais Dagoberto Nogueira (MS) e Tabata Amaral (SP). A programação completa será divulgada nos próximos dias nos canais oficiais da ACP.