ACP realiza Formação Sindical sobre a Privatização da Educação

Professora Fátima durante a formação com lideranças sindicais. (Fotos: Comunicação/ACP)

Na última sexta-feira (30), a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) promoveu uma Formação Sindical no auditório da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), com o tema “Privatização da Educação na América Latina e no Brasil: A inserção do setor privado e os desafios para o direito à educação”. A atividade foi conduzida pela professora Fátima Silva, filiada à ACP, ex-presidenta da FETEMS e atual secretária da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

A proposta da formação — que integra a agenda de lutas da ACP — foi capacitar representantes sindicais a compreenderem o cenário atual da privatização da educação, tanto no Brasil quanto na América Latina, fortalecendo a resistência diante dos retrocessos que ameaçam o direito à educação pública.

Durante sua fala, a professora Fátima também destacou a importância da união de todos os trabalhadores da educação no âmbito sindical.

“Uma das questões trazidas pela professora é que nós, da ACP, desde nossa fundação atendemos apenas os professores, conforme previsto em nosso estatuto. No entanto, ela nos mostrou como é fundamental ampliarmos nossa base e filiarmos todos os profissionais da educação, para fortalecer ainda mais a nossa luta”, afirmou a professora Madalena Pereira, secretária educacional da ACP.

Para Madalena, esse caminho é essencial: “Os trabalhadores precisam se unir e se fortalecer diante dos constantes desmontes que atingem a educação pública”.

Comunicação ACP