Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

ACP lança livro “Poesia entre Versos” nesta quinta-feira, dia 30

A obra é resultado da primeira oficina “Poetizar é Preciso”, realizada pela Secretaria Social e Cultural e Coletivo de Cultura da ACP.

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), realiza o lançamento do livro “Poesia entre Versos”, uma obra resultado da oficina “Poetizar é Preciso”, com participação de professores(as) filiados(as) e convidados(os), durante o ano de 2023.

Promovida pela Secretaria Social e Cultural e pelo Coletivo de Cultura do sindicato, a culminância da oficina é uma obra contendo produções poéticas escritas pelos participantes, a partir dos seguintes eixos temáticos:

– A História da Poesia no Brasil e Metodologia da Poesia e Trabalho de Pesquisa com poesia, ministrados pela Professora Dr.ª Eliane Castro Vilassanti.

– A importância da poesia no cotidiano; o objeto de inspiração do poeta; a criação técnica dos versos e a descritiva da poesia, ministrados pelo Professor Dr. e poeta Ádemir Barbosa dos Santos.

– O que é poesia; o que é poema e relevância da me­táfora na poesia, ministrados pela Professora e Poetisa Carmem Lúcia Dias de Andrade.

– A poesia contemporânea, tema ministrado pelo Professor e Artista Fernando Oli­veira Cruz. A relação da poesia com a música; os ritmos, fluên­cia e prosódia nos versos, temas ministrados pela profes­sora e artista Angela Cristina Colognesi.

Com prefácio de Ana Maria Bernardelli, Professora, poeta e ensaísta e Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o livro da Editora Life, contem 126 páginas, com os mais relevantes temas poéticos.

“O objetivo desse trabalho é ampliar a formação de poetas e escritores da rede pública de ensino. A ACP tem um papel fundamental nesse caminho, incentivando e proporcionando oportunidades de ensino e aprendizagem aos nossos filiados”, destaca o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni.

“O lançamento do livro “Poesia entre Versos” será um marco para nosso sindicato e uma oportunidade para prestigiar a literatura, a cultura local e, sobretudo, a relevância cultural da ACP”, disse a Secretária Social e Cultural da ACP, professora Sueleid Benevides Cabreira.

Para o Coordenador do Coletivo de Cultura do sindicato, professor Ádemir Barbosa, “a culminância das oficinas será em grande estilo, repleto de poesias, de arte e artistas locais, que entendem a importância da produção poética para a nossa sociedade”.

Serviço

O lançamento será no dia 30 de novembro às 18h30 no auditório da ACP. Rua Sete de Setembro, 693. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

Poesia não faz milagres, mas ela mira o impossível e acerta o improvável. (Ádemir Barbosa dos Santos)