.

ACP destaca cartilha lançada pela CNTE sobre a valorização dos profissionais da educação

A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) divulga e reforça a importância da nova cartilha lançada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), intitulada “Valorização dos Profissionais da Educação”, que traz uma atualização fundamental sobre os direitos, desafios e lutas históricas da nossa categoria.

A publicação chega em um momento estratégico, marcado por intensos debates no Congresso Nacional e em espaços de gestão pública sobre o futuro da educação brasileira. O material apresenta reflexões sobre a precarização do trabalho no serviço público, as diretrizes do Sistema Nacional de Educação (SNE), as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e as garantias constitucionais que sustentam a carreira e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Para a CNTE, a cartilha é uma ferramenta de formação, mobilização e memória. Em declaração recente, o presidente da Confederação, Heleno Araújo, destacou que o documento “sistematiza de forma objetiva o histórico das lutas e conquistas da categoria e atualiza o debate do momento, indicando nossas propostas para os principais temas em discussão”.

Além de consolidar avanços, a cartilha também serve como guia para a atuação dos sindicatos e profissionais da base, especialmente em temas prioritários como piso salarial, plano de carreira e a efetiva implementação do SNE. Como reforça Heleno Araújo, trata-se de um material essencial “para estimular o debate nos locais de trabalho e fortalecer a ação das entidades filiadas”.

A ACP reconhece na iniciativa da CNTE mais uma importante contribuição para fortalecer a luta coletiva por uma educação pública de qualidade e pela valorização de todos/as que a constroem cotidianamente. Convidamos toda a nossa base a conhecer, divulgar e utilizar a cartilha como instrumento de mobilização e formação.

Seguimos juntos na defesa da escola pública, gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada.