ACP acompanha central de matrículas da Rede Municipal e reforça defesa da ampliação de vagas e dos postos de trabalho

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande oficializou a abertura do período de solicitação de matrículas para novos estudantes do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme), referente ao ano letivo de 2026 e a ACP esteve presente na Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação para acompanhar de perto o processo de lotação dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A visita teve como objetivo verificar a organização das vagas, o atendimento aos alunos já matriculados, o encaminhamento das matrículas de novos estudantes e a real demanda por abertura de novas turmas.

De acordo com o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, o acompanhamento desse processo é fundamental para garantir o direito à educação e, ao mesmo tempo, assegurar condições adequadas de trabalho para as professoras e professores da rede. Segundo ele, a demanda por vagas precisa estar diretamente relacionada à abertura de novas salas de aula e, consequentemente, à criação de novos postos de trabalho na educação pública.

“Ao acompanhar a central de matrículas, conseguimos avaliar a reserva de vagas, o encaminhamento dos alunos novos e antigos, a demanda real por matrículas e a necessidade de abertura de novas aulas. Esse processo impacta diretamente na ampliação da rede e na criação de novos postos de trabalho, o que também é uma política de valorização dos profissionais da educação”, destacou Gilvano.

O presidente reforçou ainda que a ACP tem como princípio a defesa da manutenção dos postos de trabalho já existentes e a ampliação sempre que possível, entendendo que a valorização profissional passa, necessariamente, por políticas públicas que fortaleçam a rede municipal de ensino.

Durante a visita, a ACP acompanhou o trabalho realizado sob a coordenação de Adriana Cedrão, e de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, reconhecendo o empenho na condução de uma política que busca ampliar o atendimento educacional no município.

A ACP seguirá acompanhando de forma permanente as políticas de matrícula, expansão da rede e organização das turmas, reafirmando seu compromisso com a defesa da educação pública de qualidade, com condições dignas de ensino e trabalho, e com a valorização das profissionais e dos profissionais da educação.

Assessoria de Imprensa/ Marithê do Céu