
O professor doutor Vítor Henrique Paro, Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) e um dos maiores especialistas em gestão democrática da educação no Brasil, foi a grande estrela do primeiro dia do 3º Seminário de Educação Infantil e Formação Sindical da ACP, realizado nesta quarta-feira (27), no auditório da FETEMS, em Campo Grande.
Em sua palestra sobre “Gestão Democrática da Escola Pública: caráter técnico e histórico”, Paro ressaltou a importância de romper com modelos autoritários de ensino e construir um ambiente escolar baseado no diálogo e na participação efetiva.
“A melhor forma de ensinar é tornando o aluno cúmplice. Você tem que aprender a fazer isso, senão você não ensina. […] Existe uma forma de conviver com o outro que não é a dominação. Você pode dialogar com o outro, ele tem interesses, eu tenho interesses, nós conversamos, nós dialogamos, eu cedo, ele cede e assim por diante. Essa é a forma democrática”, destacou Paro.



A mesa de abertura do seminário reuniu lideranças sindicais e educacionais, que ressaltaram a relevância do debate sobre a democracia no ambiente escolar. O presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, enfatizou que a reflexão proposta por Paro contribui para renovar as práticas e fortalecer a escola pública como espaço democrático.
“Promover um debate como este é um marco. A democracia não é algo estático ou imóvel; ela se constrói no diálogo, na abertura à alteridade, na possibilidade de ceder e avançar juntos. Só persiste enquanto se adapta, se renova, se faz viva na convivência entre sujeitos”, afirmou.
O secretário de Formação Sindical da ACP, professor Danilo Meira, destacou a relevância do pensamento de Paro para a prática sindical.
“A obra de Vítor Paro é uma referência incontornável para todos nós que acreditamos na escola pública como espaço de democracia e emancipação. Para a formação sindical, estudar Paro é essencial: ele nos oferece ferramentas teóricas e críticas para pensar a escola como um direito de todos e como espaço de resistência diante das desigualdades.”
A professora Rosileide Lima, coordenadora do Coletivo da Educação Infantil da ACP, um das responsáveis pela organização do seminário, ressaltou a importância de inserir a Educação Infantil nesse debate.
“Foi uma grande conquista para a Educação Infantil a realização dessa palestra com o professor Vítor Paro dentro do nosso seminário anual. Saímos dessa noite mais fortalecidos e inspirados, com a certeza de que a educação infantil também é parte essencial dessa construção democrática.”
Já a presidente da FETEMS, Deumeires de Morais, afirmou que o tema reforça os desafios da valorização da Educação Infantil. “É fundamental estabelecermos um objetivo claro e analisar exemplos como este. Essa temática é de grande relevância para nós do movimento sindical, porque a educação infantil ainda vem se constituindo, é carreira que ainda está em construção, na questão do apoio, na logística das estruturas dos Centros de Educação Infantil.”
O evento contou ainda com a presença de parlamentares comprometidos com a pauta da educação pública: professor Juari, vereador por Campo Grande e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal; vereadora Luiza Ribeiro, reconhecida pela atuação em defesa da escola pública; e o professor Rinaldo Modesto, deputado estadual com longa trajetória na educação.
Antes do encontro com centenas de professoras e professores, Vitor Paro foi o convidado do Pod Prô desta semana, o episódio está disponível no Canal da ACP no YouTube e pode ser assistido abaixo. A palestra completa estará disponível em breve no canal. As fotos do evento estão disponíveis clicando aqui.