
A literatura de Campo Grande ganha novo fôlego com o lançamento coletivo de 17 livros escritos por autores e autoras que integram o Coletivo de Cultura da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública). O evento será realizado no dia 19 de novembro, às 19h, na Casa Parks (Rua Itacuru, 140, Itanhangá), e promete reunir educadores, artistas e amantes da palavra para celebrar a força da escrita autoral.
Reunindo poesia, conto, crítica, prosa lírica e pesquisa acadêmica, os livros que serão lançados formam um mosaico de vozes, estilos e experiências. São obras que costuram afetos, desafiam conceitos, resgatam memórias e instigam reflexões, um verdadeiro panorama da produção literária construída no chão da escola, mas com os olhos voltados para o mundo.
Integram a coletânea os seguintes títulos:
Nasce uma Estrela (Elzita Cortez), Poesia Reverbera (Inês Fátima), Um Olhar sobre a Poesia (Carmem Viçosa), Efêmeras Inspirações (Rosaura Ferreira), Voo de História (Aparecida Natividade), Relógio dos Anos (Goretti de Moura), O Sapo que Tocava Violão (Fátima Moura), Morte e Vida (Marduqueu Freitas), Mulheres Negras na Educação Superior (Eugênia Portela e Átila Maria), Gramática de Poesia (Ádemir Barbosa), Gramática Lúdica e Personificada (Jacira Chamorro da Rocha), Miscelânea de Poesia (Raquel Di Fabio), Poesias Bordadas à Mão (Dione Bello), Minha Vida Bordada na Paisagem de Bonito (Lurdes Demenciano), A Discursividade Feminina a Partir do “Bumbum” (Soraia Roques), Entrelaço Poético (Carmem Lúcia) e A Ética Kantiana e Sua Aplicabilidade Prática em Sala de Aula (Odair Marques Pereira e José Carlos da Silva).
“Este lançamento coletivo simboliza muito mais do que a produção de livros, ele representa o compromisso da ACP com a valorização integral dos nossos profissionais da educação. Cada obra aqui é fruto de trajetórias que se entrelaçam com o chão da escola, com a cultura, com a vida. Apoiar e fomentar essa produção literária é fortalecer o papel transformador da educação e dar visibilidade às vozes que constroem conhecimento diariamente. A cultura também é ferramenta de luta, de afirmação e de esperança e o sindicato tem orgulho de ser parte disso”, avalia o presidende da ACP, Gilvano Bronzoni.
A diversidade temática e estilística reflete o espírito do Coletivo: dar voz à produção cultural que nasce nas escolas e transborda para além dos muros da sala de aula. Com sensibilidade, criatividade e consciência crítica, os autores constroem pontes entre o cotidiano e o imaginário, entre o pessoal e o coletivo.
SERVIÇO
📚 Lançamento coletivo de livros do Coletivo de Cultura da ACP
📅 19 de novembro, terça-feira
🕖 19h
📍 Casa Parks – Rua Itacuru, 140, Itanhangá
🎟️ Entrada gratuita
Assessoria ACP















