ACP encerra o último encontro de formação sindical do ano com debate sobre estratégia e consciência política

Nessa sexta-feira (24) a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) realizou o último encontro de formação sindical de 2025, encerrando o Curso de Estudos Avançados sobre a Sociedade e o Movimento Sindical.

O encontro contou com a participação dos palestrantes Augusto César Petta e Liliana Aparecida de Lima, representantes do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) que abordaram a importância da formação sindical e do gerenciamento de estratégia situacional como instrumentos de fortalecimento da ação coletiva.

Para Liliana a ACP tem mostrado valorizar o processo formativo. “A ACP foi a primeira entidade no Brasil a concluir o curso de estudos avançados em parceria com o CES. Essa conquista reforça a importância de manter a formação como um eixo estratégico da ação sindical, especialmente em um contexto de tantos desafios políticos e sociais”.

Augusto César também elogiou a ACP e enfatizou a necessidade de ampliar a consciência política nos tempos atuais. “Vivemos um momento em que setores conservadores têm avançado no país, e isso exige de nós, mais preparo e mais clareza política. A formação sindical e o planejamento estratégico são fundamentais para que possamos compreender a realidade, agir com mais eficácia e garantir que as nossas lutas avancem em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora”.

A formação também contou com debates entre os representantes e dinâmicas para a avaliação da formação.

Comunicação ACP
Fotos: Comunicação ACP