Nota de repúdio a violência contra educadores e educadoras de Rondônia

Manifestantes foram recebidos com violência por forças policiais. (Reprodução/SINTERO)

A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio à violência sofrida pelos/as trabalhadores/as em educação da rede estadual de Rondônia, durante manifestação legítima e pacífica realizada em Porto Velho, nesta terça-feira (19).

Na ocasião, caravanas vindas de diversas regionais do Estado foram recebidas com truculência pelas forças de segurança no CAP (Centro Político-Administrativo), sede da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação). O uso da força para impedir o direito constitucional de manifestação é inaceitável e representa grave violação ao Estado Democrático de Direito.

O ato, convocado pelo SINTERO, sindicato representativo da categoria, integra o movimento grevista iniciado em 6 de agosto, que reivindica, entre outros pontos, a realização de concursos públicos, valorização da carreira e melhores condições de trabalho. Tais pautas são legítimas, urgentes e devem ser tratadas com a devida seriedade pelo Governo de Rondônia.

Reconhecemos a disposição dos/as educadores/as em dialogar, como demonstrado na reunião realizada na Assembleia Legislativa, que resultou na criação de uma comissão para tratar das demandas apresentadas. Esse é o caminho esperado em uma sociedade democrática: o da escuta, da negociação e do respeito aos trabalhadores.

A ACP reafirma sua solidariedade ao SINTERO e a todos/as os/as educadores/as de Rondônia, ao mesmo tempo em que conclama o Governo Estadual a cessar imediatamente os atos de repressão e abrir negociações efetivas que possam pôr fim à greve. A violência jamais será resposta para quem luta por direitos e pela valorização da educação pública.

Campo Grande, 21 de agosto de 2025
Diretoria do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública – ACP