Professora Iolete Moreira lança novo livro de poesias, nesta quinta-feira (05)

A professora e escritora Iolete Moreira lança, nesta quinta-feira (05), o seu mais novo livro de poesias. O título “Conversa com Aldravias” é sua terceira publicação individual, além da participação em duas coletâneas literárias. A tarde de autógrafos será no Empório Mineiro Cheirin Bão, das 14h às 19h.

Iolete é uma importante figura das artes e da literatura de Mato Grosso do Sul. A ex-secretária social e cultural da ACP, também foi chefe da Divisão de Literatura da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande e gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS.

A novidade da recente produção de Iolete aparece logo no titulo do livro. Aldravia é uma forma de poesia minimalista, originada da palavra “aldrava” – peça de ferro presa à porta que era batida para anunciar, chamar as pessoas de dentro da casa – genuinamente brasileira, oriunda do movimento literário de Minas Gerais. Nesse formato, o poema se constrói com até seis palavras-versos, condensando significação com o mínimo de palavras e o máximo de intensidade.

“O grande investimento desse novo gênero é no conteúdo metonímico aliado à metáfora, em que é possível brincar com a liberdade de expressão”, explica Iolete.

A carreira consolidada de escritora de Iolete e sua veia criativa inquieta sustentam essa nova empreitada literária. Conversa com Aldravias inaugura uma nova fase da escritora e já recebe elogios no meio literário.

“Em ‘Conversa com Aldravias’, Iolete Moreira confirma a sua fina sensibilidade já expressa em outras ocasiões. Assim, com desenvoltura, contempla temas diversos na síntese da palavra poética”, afirma Rubênio Marcelo, escritor, poeta e secretária da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Serviço – O Empório Mineiro Cheirin Bão fica na Av. Afonso Pena, 543 (ao lado do Santuário Perpétuo Socorro).