Nota Pública ACP sobre as mudanças na EE Hércules Maymone

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública manifesta preocupação e estranheza quanto ao Decreto Normativo Nº 15.365, de 13 de fevereiro de 2020, que transforma a Escola Estadual Hércules Maymone, sediada no Município de Campo Grande-MS, em Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone.

Mais uma vez, o Governo do Estado e a SED (Secretaria de Estado de Educação) desrespeitam o colegiado e a comunidade escolar ao promover mudanças fundamentais na escola, sem discutir com o público interno.

A mudança não se trata apenas de nomenclatura. Ao transformar a escola em centro de educação profissional, a SED acaba com a gestão democrática, passando a indicar os/as diretores/as.

A defesa do sindicato sempre foi a manutenção do diálogo, priorizando o respeito à Educação Pública e o seu fazer cotidiano. Quando se cria artifícios sorrateiros para minar a autonomia e a democracia nas unidades escolares, abre-se espaço para o autoritarismo e, consequentemente, diminui-se a qualidade do ensino, sob pena de sacrificar a cidadania e o livre exercício do magistério.

ACP – Desde 1952, nossa luta não para!