Final da Copa 18 de Maio faz futebol protagonista do fim de semana, na ACP

O futebol reinou no fim de semana da ACP. A 29ª Copa 18 de Maio fechou às finais, e a Secretaria de Esporte e Lazer realizou os jogos neste sábado (22). O Espaço de Formação e Clube de Campo foi o palco das disputas da maior e mais tradicional competição do sindicato.

“Fechamos hoje esse ciclo de três meses, da 29ª Copa 18 de Maio agradecendo a todos que participaram desta edição, 18 equipes abrilhantaram o campeonato de 2019, foi o maior número de times inscritos na modalidade Livre”, comemora o Secretário de Esporte e Lazer da ACP, professor Deco Ortiz.

Neste fim de semana, os quatro melhores times, entre as 18 equipes que disputaram o campeonato, fizeram as disputas de 3º lugar, campeão e vice-campeão da edição 2019. Paniago e BarSemLona disputaram o 3º lugar; Cantareira e JBR duelaram pelo título de campeão da 29ª Copa 18 de Maio.

“O campeonato foi de alto nível. Nossa equipe se preparou bastante, tanto que chegamos à final. No entanto, o mais importante é esse espaço. São os eventos que a ACP vem criando para a participação dos professores e integração com esporte e lazer”, avalia o professor Rafael Lopes, representante da equipe JBR.

Para o professor Warley Ribeiro, do time Cantareira, a Copa 18 de Maio é um grande momento do esporte da ACP. “Desde 2008 nossa equipe participa da Copa e esta edição foi uma das mais difíceis, do ponto de vista do nível técnico. Portanto, é para nós motivo de grande orgulho disputar essa final com o JBR”, comemorou Warley.

Nos jogos finais, a equipe Paniago venceu barSemLona por 6 x 0 e garantiu o 3º lugar. Cantareira e JBR protagonizaram a grande final, em jogo de alto nível técnico, e a equipe que representa a EE José Barbosa Rodrigues conquistou o troféu de campeã da 29ª Copa 18 de Maio. No tempo regulamentar, o jogo terminou 2 x 2. Nas cobranças de pênaltis, JBR converteu 3 gols contra 1 do Cantareira.

Criada em homenagem a data de fundação da ACP, a Copa 18 de Maio é uma proposta de integração e prática esportiva entre os professores de Campo Grande e suas famílias. O sindicato também ressalta a importância do esporte e do lazer para a união da categoria e fortalecimento da luta.

“A Copa foi um sucesso, e aproveitamos esse momento para lembrar que a maior luta não é nesse campo, a luta maior é no nosso sindicato na busca e manutenção dos nossos direitos. A nossa luta é contínua. Então, que possamos usar esse Espaço de Formação e Clube de Campo para nos socializar e nos unir cada vez mais”, conclui o professor Deco.

Mulheres no futebol

A rodada final da 29ª Copa 18 de Maio apresentou o mais novo projeto esportivo da ACP: Futebol feminino. Desde o início de 2019, professoras filiadas e dependentes integram um grupo de prática de futsal. Os jogos acontecem todos os sábados, no ginásio de esportes Corujão. Sob o comando da suplente da Secretaria de Esporte e Lazer, professora Angelina de Souza, as mulheres do futebol/futsal ACP realizaram o jogo de abertura da final da Copa.

“Nós estamos começando uma nova era na ACP, tentando trazer as mulheres que gostam do futebol, para praticar regularmente no clube. Temos agora um grupo de futsal feminino que treina todos os sábados, desde o início do ano, e decidimos fazer um jogo preliminar, nessa final da Copa 18 de Maio, mostrando o protagonismo dessas mulheres, convidando outras colegas professoras e dependentes para que ocupem esse espaço do esporte na ACP, que é nosso também. Nós agradecemos a oportunidade de mostrar, novamente, a força da mulher na luta do sindicato e no esporte”, explica a Suplente da Secretaria de Esporte e Lazer da ACP, professora Angelina de Souza.

Para divulgar o projeto do Futsal Feminino, a ACP gravou um clipe com as jogadoras. Confira!

ACP – Desde 1952, em defesa dos profissionais e da Educação Pública de qualidade.