Encontro Anual de Representantes marca organização sindical da ACP

A ACP realizou nesta quinta-feira (30), o Encontro Anual de Representantes Sindicais. Evento organizado pela Secretaria de Formação Sindical aconteceu no Clube de Campo da entidade, das 8h às 18h.

O sindicato abriu as atividades do encontro com a palestra “Conjuntura nacional e as reformas para retirada de direitos”, ministrada pela Secretária Geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), professora Fátima Silva.

Fazendo um breve resgate político e social do Brasil, a professora Fátima destacou a importância da luta dos profissionais da educação e a iniciativa da ACP nesse momento de avanço do neoliberalismo sobre os direitos sociais dos trabalhadores brasileiros. “Nós temos que ter a clareza da gravidade de cada uma dessas reformas e projetos de lei (Previdência, Trabalhista e Terceirização) para encamparmos a luta da classe trabalhadora. Um encontro como esse é fundamental para nossa mobilização sindical, porque é no local de trabalho que nossa organização começa. Um representante forte e embasado teoricamente orienta e mobiliza os trabalhadores e a comunidade na hora de irmos à luta. E essa hora é agora, é urgente”, pontuou Fátima.

Na fala de abertura, a vice-presidente da ACP, professora Zélia Aguiar, ressaltou que a participação efetiva do representante sindical tem sido a maior força da ACP. “Hoje fazemos esse evento de formação, porém a atuação da ACP – e vocês representantes são nossos principais multiplicadores – acontece todos os dias. Nós não temos nos furtado à luta. Enfrentaremos até o fim esse projeto aviltante de precarização do trabalho. E nossas últimas ações deixaram ainda mais evidente o poder da organização dos trabalhadores e de que só a luta nos garante”, conclamou Zélia.

Depois da palestra, as secretarias da ACP apresentaram o planejamento das ações da ACP para o ano de 2017.