Em ação comemorativa pelos 70 anos, ACP distribui livros de autores sul-mato-grossenses às escolas públicas

Uma das marcas da atuação da ACP ao longo dos seus 70 anos é o incentivo à arte e à cultura. Nesta semana de aniversário, a diretoria do sindicato iniciou a entrega de livros de autores sul-mato-grossenses às escolas públicas de Campo Grande. A ação é uma parceria com a Associação dos Novos Escritores de Mato Grosso do Sul (ANE-MS).

A entrega acontece nas escolas que responderam à comunicação do sindicato, e demonstraram interesse em receber o kit com livros da literatura sul-mato-grossense. São romances, contos, poesias e coletâneas, como a do escritor Artur Jorge do Amaral, que retrata a história e cultura dos 79 municípios sul-mato-grossenses.

“Essa coletânea do Artur Jorge do Amaral é um excelente material de pesquisa para os estudantes. Mas também têm publicações em literatura de grande valor cultural”, destaca a vice-presidente da ACP, professora Zélia Aguiar.

O presidente do sindicato, professor Lucilio Nobre, ressalta a importância da literatura para o desenvolvimento da educação e reconhece o trabalho realizado pelo presidente da Associação de Novos Escritores, professor Reginaldo Araújo.

“A arte e a cultura são fundamentais para a educação, o desenvolvimento humano e crítico das crianças e adolescentes. Em tempos de ataque à cultura, como a reforma do Ensino Médio, que praticamente elimina a literatura da grade curricular, a ACP mais uma vez promove a defesa da educação e incentiva o conhecimento como forma de resistência”, pontua Nobre.

Para o professor, acadêmico da cadeira 21 da Academia Sul-mato-grossense de letras, e presidente da ANE-MS, professor Reginaldo Araújo, a parceria com a ACP rende bons frutos para a cultural. “Nesses 43 anos de minha filiação à ACP, já desenvolvemos vários projetos coletivos para a promoção da literatura. Mas essa ação de visitar as escolas e entregar a arte produzida por nossos escritores é de grande relevância para o avanço da nossa cultura e da nossa educação. Parabenizo a atual diretoria da ACP por seguir valorizando as artes e promovendo a educação pública de nossa cidade”, conclui Reginaldo.

A secretaria geral da ACP enviou para todas as escolas estaduais e municipais solicitando a confirmação de interesse em receber os livros, as escolas interessadas que ainda não se manifestaram podem entrar contato pelo e-mail secretaria@acpms.com.br.

Outras atividades culturais

No dia 04 de agosto, a ACP promove uma noite literária, com lançamentos de livros e noite de autógrafos para professores filiados ao sindicato. Interessados em participar podem enviar e-mail para cultural@acpms.com.br, aos cuidados da secretária social e cultural, professora Socorro Pereira.