Diretoras da ACP são empossadas no Conselho Municipal de Educação

A diretoria da ACP participou, na manhã desta terça-feira (23), na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), da solenidade de posse dos novos conselheiros do CME (Conselho Municipal de Educação). A vice-presidente do sindicato, professora Zélia Aguiar, e a secretária de Comunicação, professora Lilian Teles, tomaram posse como membros titulares do CME. A secretária educacional, professora Francisca Oliveira, foi empossada como membro suplente. O secretário de formação sindical licenciado, professor Gilvano Bronzoni, também integra o CME como suplente, no entanto só será empossado após o fim de sua licença.

O termo de posse foi assinado pelo prefeito, Marcos Trad, e a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes. O presidente da ACP, professor Lucílio Nobre, prestigiou a posse das representantes da categoria e dos demais conselheiros. Ao todo, 17 membros titulares, mais 17 suplentes, tomaram posse para o mandato de dois anos.

O Conselho Municipal de Educação de Campo Grande/MS (CME/CG/MS) é um órgão colegiado integrante da estrutura do poder público municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que exerce funções consultiva, deliberativa e normativa, com a finalidade de promover a Política Municipal de Educação, em consonância com as legislações nacional, estadual e municipal.

Entre as competências do CME estão participar da discussão e definição das Políticas Municipais da Educação e da proposta do Plano Municipal de Educação; pronunciar-se, previamente, quanto à execução de planos, programas, projetos e experiências pedagógicas na área da educação municipal; acompanhar e controlar a aplicação dos recursos públicos destinados à educação municipal; elaborar normas complementares para o Sistema Municipal de Ensino; supervisionar e orientar as instituições do Sistema Municipal de Ensino; e emitir parecer sobre assuntos e questões de natureza pedagógico- educacional que lhe sejam submetidos.

Em seu discurso de boas-vindas aos membros empossados no Conselho, a superintendente de Gestão e Normas da SEMED e atual presidente do CME, professora Alelis de Oliveira Gomes, falou sobre a importância do trabalho dos conselheiros e conselheiras.

“Agradecemos a contribuição de todos os conselheiros que estão sendo reconduzidos, assim como dos que deixam o CME, e recebemos com muito apoio os novos integrantes, para essa função essencial para o bom andamento da educação em nossa capital. O CME de Campo Grande é reconhecido nacionalmente por sua atuação firme e responsável nas decisões e proposições quanto à legislação educacional. Em 2020, especialmente, estamos tento um ano muito difícil, que nos demanda uma série de decisões, e estamos desempenhando esse papel com responsabilidade e compromisso com a Educação”, pontuou Alelis.

A ACP segue vigilante e atuante em defesa da Educação Pública de Campo Grande. Desde 1952, nossa luta não para!