ACP participa de última Assembleia Geral da Fetems em 2021

A delegação da ACP participou, na tarde desta quinta-feira (16), da última Assembleia Geral do ano da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Marcado por muitas lutas em defesa da vida, da educação e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública, 2021 termina com o desafio de seguir defendendo a manutenção dos direitos.

Na pauta da assembleia foram debatidos assuntos como Recesso de final de ano da Fetems, edital de concurso público da rede estadual, agenda de lutas para o 1⁰ semestre de 2022, informes sobre reajuste de professores efetivos e convocados da rede estadual, deliberação da data e quantitativo de delegados do 28⁰ Congresso Estadual da FETEMS que será realizado em Três Lagoas, informes sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio e a nova BNCC e eleições dos representantes da FETEMS na CVPEB.

“Vivemos lutas intensas neste ano, em defesa da vida, da vacina, do emprego, da democracia, contra a retirada de direitos e a destruição dos serviços públicos. Precisamos seguir com nossa mobilização, pois 2022 será um ano de muitos desafios. A luta contra a PEC 32, da Reforma Administrativa, e a PEC 13, que desvincula o valor do custo aluno e aplica o INPC como índice de correção do piso, deverá ser ainda mais organizada e contínua, pois são medidas que podem acabar com as carreiras do magistério; a luta pelo piso 20h está diretamente ligada a essas PECs. Temos ainda a responsabilidade de compreender o cenário nacional e local para enxergar as pautas que defendem ou atacam os trabalhadores e a educação, no contexto das eleições. Logo, nos manter em harmonia com a federação e demais sindicatos é fundamental neste fim de ano”, avalia o presidente da ACP, professor Lucilio Nobre.

ACP – Desde 1952, nossa luta não para!