ACP lança campanha em comemoração ao Dia do Professor 2019

Na semana que antecede o Dia do Professor (15 de outubro), a ACP lança a campanha de homenagem 2019. Inspirada nos ensinamentos de Paulo Freire, a temática deste ano ressalta o impacto da educação, a partir da premissa da valorização do trabalho do(a) professor(a) da escola pública como agentes de transformação, integrados(as) ao contexto de toda a sociedade.

“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente!” A frase do Patrono da Educação Brasileira ilustra a campanha de homenagem ao Dia do Professor 2019, pois a ACP acredita que a prática educacional é sempre uma ação de gentes. Ela só existe a partir da relação entre educadores(as) e educandos(as), sendo que todas as pessoas envolvidas carregam suas experiências, que devem ser respeitadas e valorizadas, pois a busca por conhecimento para a construção de saberes e cidadania é uma prática humana e coletiva.

No momento em que a democracia e a educação são afrontadas e as palavras parecem ser esvaziadas de sentido, a ACP valoriza a humanidade e essencialidade do trabalhado desses(as) profissionais da escola pública, para a (re)construção da educação dignidade humana e do bem estar social – uma vez que a escola pública é a escola de toda a população brasileira.

Como Paulo Freire pesquisou, aplicou ao longo de toda a sua vida de educador, e, principalmente, nos ensina nos dias atuais: é preciso respeito, motivação e criticidade para haver educação que liberte e construa autonomia pessoal, social, econômica e ambiental.

15 de Outubro, Dia do Professor – Uma homenagem da ACP aos(às) profissionais que promovem a Educação Pública Brasileira!

ACP – Desde 1952, valorizando o Professor da Escola Pública!