ACP avança em discussões com prefeitura para integralização do Piso 20h

A comissão de negociação do Piso 20h da ACP se reuniu, em mais uma rodada de discussões, com a equipe da prefeitura para definir o cronograma e forma de cumprimento integral do Piso 20h na REME.

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), na SEGES (Secretaria de Gestão) e contou com a presença da Secretária de Educação, Ilza Mateus, e da Secretária de Gestão, Maria das Graças Macedo. Representando os profissionais da educação estavam o presidente da ACP, Lucílio Nobre, a vice-presidente, Zélia Aguiar, o tesoureiro Waldemar Gomes e os professores membros da comissão, Angelina Souza, Maria das Graças Monteiro, Orlando Peralta, e Leonel Bonfim.

Graça Macedo informou que a prefeitura já estuda possibilidades para a integralização do Piso 20h. A definição da proposta a ser apresentada para a categoria depende da discussão com a Comissão de Fiscalização dos Gastos Municipais.

“Nós nos reuniremos no dia 20 de setembro para fechar esse estudo. Nosso objetivo é apresentar uma proposta para a comissão da ACP já na nossa próxima reunião, que está marcada para o dia 25 de setembro”, garantiu a Secretária de Gestão.

A ACP incluiu na pauta da reunião, a cobrança sobre a criação de novos cargos para chamar os aprovados no concurso do magistério de 2016. “Em nossa última audiência na Secretaria de Educação, a professora Ilza Mateus informou que a posse dos concursados está dependendo da criação desses cargos. Por isso, aproveitamos a oportunidade para fazer a cobrança”, explicou a vice-presidente da ACP. Diante da demanda do sindicato, a Secretária Graça Macedo afirmou que enviará o Projeto de Lei para a Câmara Municipal em breve, para, posteriormente, iniciar as chamadas.

Após a reunião, a comissão da ACP saiu esperançosa. “A integralização do Piso 20h é nossa prioridade na REME. Esperamos que essa promessa de apresentação da proposta se conclua e, no Dia do Professor, tenhamos algo a comemorar em 2017”, finalizou a professora Zélia Aguiar.