ACP 70 anos: solenidade de aniversário emociona profissionais da educação com homenagens e resgate da história da entidade

A diretoria da ACP realizou, na noite desta quarta-feira, 18 de maio, a solenidade de aniversário em comemoração aos 70 anos de fundação da entidade. Autoridades, ex-presidentes da ACP, profissionais da educação e convidados prestigiaram a cerimônia que celebrou as sete décadas do maior sindicato de base de Mato Grosso do Sul.

Na abertura, o presidente e a vice-presidente do sindicato, professores Lucilio Nobre e Zélia Aguiar, receberam na mesa de autoridades, o presidente da Fetems, professor Jaime Teixeira, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o vereador Marcos Tabosa, a secretária executiva adjunta da CNTE, professora Sueli Veiga, e o advogado e ex-presidente da ACP, professor Ronaldo Franco.

Ao longo das falas, a força e pioneirismo da ACP foram destacados como legado de luta dos profissionais da educação pública.

Os 70 anos de história da ACP foram retratados em um vídeo institucional que resgatou as lutas e conquistas da entidade que desempenhou atuação decisiva em muitos momentos da história de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e do país.

Homenagens

Para honrar a todos os educadores e educadoras que construíram essa história de lutas e conquistas, a diretoria da ACP prestou homenagens a pessoas que representam a força, a união e a luta sindical desta entidade septuagenária, entregando uma placa de homenagem aos ex-presidentes, atuais diretores e funcionários, como forma de reconhecimento às pessoas que integraram as diretorias executivas da ACP, colaborando com sua dedicação e trabalho para organizar a categoria e liderar as lutas em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Foram homenageados os ex-presidentes Sérgio Auer, Ronaldo Franco, Jaime Teixeira e Geraldo Alves. Entre os diretores que contribuíram com várias gestões no sindicato, o atual tesoureiro Waldemar Gomes, e a secretária jurídica, Maria Aparecida do Nascimento também receberam homenagem. Os funcionários da ACP também foram lembrados por colaborarem com as lutas dos profissionais da educação, sendo representados pela secretária Sônia Santos Souza e o auxiliar odontológico, Valdeci Pereira de Almeida.

O ponto alto das comemorações foi a inauguração da reforma, ampliação e adequação da sede da entidade. Com projeto que proporcionou maior espaço e conforto aos filiados, a sede agora conta com piso superior que abriga as secretarias, biblioteca e sala de reuniões, uma nova secretaria geral foi construída na entrada do prédio, conferindo mais amplitude ao auditório principal. O espaço foi palco para a principal homenagem da noite ao receber o nome de Auditório Professor Geraldo Alves Gonçalves. A homenagem ao ex-presidente da ACP rendeu emoção aos presentes na cerimônia.

Ao final da solenidade, foi aberta a exposição de fotos “ACP 70 anos – Um sindicato, uma história, de gente que luta”. O acervo fotográfico do sindicato está exposto em galeria montada no auditório superior da sede e pode ser conferido ao longo do mês de maio.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da solenidade de aniversário da ACP.

 

Baile de aniversário

A próxima atividade em comemoração aos 70 anos da ACP será no sábado (21), a partir das 21h30, no Espaço de Formação e Clube de Campo. O tradicional Baile do Trabalhador e Aniversário da ACP marcará a festa de aniversário da entidade, com novas inaugurações e homenagens.

 

Acompanhe os melhores momentos da solenidade de aniversário da ACP.