18 de maio: ACP celebra 69 anos com Live sobre movimento sindical e o centenário de Paulo Freire

A ACP celebra nesta terça-feira, 18 de maio, 69 anos de sua fundação. O aniversário do sindicato será comemorado com uma transmissão ao vivo, às 18h, nas páginas da entidade no Facebook e YouTube. A Live de Aniversário da ACP contará com a participação do presidente, professor Lucílio Nobre, da vice-presidente, professora Zélia Aguiar, e da secretária social e cultural, professora Socorro Pereira. São convidados como palestrantes, a professora Marina Viana, dirigente do MST / MS, e o Prof. Dr. Eronildo Barbosa.

Marina vai abordar o tema do “Centenário de Paulo Freire: a influência da pedagogia Freireana nas lutas sociais”. Já o historiador e escritor Eronildo Barbosa vai falar sobre a “ACP 69 anos: história do movimento sindical, novos desafios e perspectivas”.

Em 2021, assim como aconteceu no ano passado devido à pandemia de Covid-19, as comemorações para o aniversário da ACP seguem de maneira remota. “A ACP é movimento, é assembleia, coletividade, e assim também sempre foram as comemorações pelo aniversário do nosso sindicato. No entanto, defensores da vida que somos, mais uma vez estamos impedidos de nos reunir presencialmente para celebrar o 18 de maio. Ainda assim, faremos dessa data de celebração um momento de reflexão. Neste ano em que comemoramos o centenário de Paulo Freire e nos preparamos rumo aos 70 anos de ACP em 2022, vamos refletir sobre como podemos fortalecer ainda mais a nossa luta por uma educação pública de qualidade e na defesa dos direitos da classe trabalhadora”, pontua a vice-presidente da ACP, professora Zélia Aguiar.

O presidente da entidade, professor Lucílio Nobre ainda destaca a importância da participação da categoria na live comemorativa. “Teremos um valoroso momento para avaliar a importância dessa instituição para a nossa vida. A ACP, desde 1952, está na vanguarda das lutas fundamentais para a educação pública e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Se hoje contamos com a estabilidade do concurso público, com a Lei do Piso que nos garante hora-atividade para planejar nossas aulas, gestão democrática, política de valorização salarial por meio do Piso 20h, garantia de lisura na contratação de temporários por meio de processo seletivo, vacina contra gripe e Covid-29, todos os direitos da categoria são resultantes da organização  luta dos que nos antecederam e da nossa resistência atual. Nunca foi tão importante a filiação e a luta sindical. Vamos nos fortalecer e reunir mais forças para enfrentar toda retirada de direitos, nos organizando por dias melhores”, conclui Nobre.

Saúde dos profissionais da Educação

Além da Live desta terça-feira, a semana de comemoração pelo aniversário da ACP terá outra transmissão ao vivo, na próxima quinta-feira, 20 de maio, a partir das 18h nas redes sociais do sindicato. O tema “Os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde dos profissionais da educação” será abordado na palestra da psicóloga da Cassems, Cláudia Medeiros Szukala.

O debate contará com a participação da vice-presidente da ACP, Zélia Aguiar, e mediação da secretária social e cultural, Socorro Pereira.

ACP – Desde 1952, nossa luta não para!