#04AGO – Live ACP recorda dia de luta e faz homenagem a profissionais da educação que faleceram durante pandemia de Covid-19

A ACP realiza, nesta quarta-feira (04), a Live ACP com o tema “04 de Agosto – Lutas, memórias, homenagens”. A transmissão ao vivo será a partir das 17h, na página do sindicato no Facebook e canal do YouTube. Neste ano, o sindicato relembra a data marcada como o dia que não acabou, reforçando o combate à violência contra os professores, com destaque para a luta, a dor e o luto pelas vidas perdidas de educadores e educadoras, durante esta pandemia de Covid-19.

A transmissão será comandada pela secretária social e cultural da ACP, professora Socorro Pereira, ao lado do presidente Lucilio Nobre e da vice-presidente Zélia Aguiar.

“Será um momento para recordarmos nossas lutas e homenagearmos nossos colegas que faleceram nestes anos de 2020 e 2021. Esta pandemia tem nos provocado uma série de dores, algumas violências até institucionalizadas, como a recusa do governo Bolsonaro em comprar vacinas para proteger a população e o incentivo ao caos, numa postura negacionista, que rejeita a ciência, empurra a população para a morte, ao desestimular a adoção de medidas protetivas como o uso de máscaras o distanciamento social. Nós, trabalhadores e trabalhadoras da educação, cumprimos nosso papel, protegendo a vida e promovendo a educação pública, mas ainda assim, sofremos muitas perdas humanas e de direitos. Seguimos fazendo memória de nossos colegas e defendendo nossos direitos”, afirma o presidente da ACP.

Histórico da data

Em 04 de agosto de 2015, durante greve histórica da REME, professores(as) foram agredidos(as), dentro da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande. Naquele dia que nunca acabou na memória dos educadores e educadoras da capital, uma assembleia geral realizada na ACP definiu que essa data deveria ser lembrada, todos os anos, com eventos sindicais, culturais, educacionais ou esportivos.

ACP – Desde 1952, nossa luta não para! Rumo ao septuagenário!