02 de março: Eleja seu representante sindical ACP!

A diretoria da ACP está em contato com toda a categoria, realizando visitas e ligando para todas as EMEI’s e escolas municipais e estaduais de Campo Grande, a fim de promover uma mobilização para a eleição de representantes sindicais que acontece na segunda-feira (02/03) em todas as unidades escolares. Podem se candidatar e eleger representantes sindicais, todos os/as filiados/as ao sindicato.

“É fundamental que todas as escolas tenham, em todos os turnos, seus representantes sindicais eleitos. Essa figura é elemento central para a organização da nossa luta. É o braço do sindicato dentro da escola. Essas pessoas propõem ações, para a direção, informam os colegas dos acontecimentos e atividades da ACP, ou seja, nossa rede em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores se forma com, primeiramente, a filiação dos profissionais, e, na sequência, com a presença dos representantes sindicais nas escolas”, explica o presidente da ACP, professor Lucílio Nobre.

A escolha de representante sindical fortalece a representatividade da ACP e impacta diretamente no planejamento das lutas do ano. Após a eleição, a unidade escolar deve informar os nomes dos eleitos para a secretaria da ACP e, em seguida, a categoria pode discutir e elencar as propostas de cada escola para o planejamento anual da ACP.

“Essa construção democrática da luta só é possível por meio do representante sindical. É esse membro do sindicato na escola que encaminha as propostas do grupo para a ACP e delibera, com os demais representantes, no Encontro Anual de Representantes Sindicais, as ações e atividades em todas as esferas do sindicato”, explica o secretário de formação sindical, professor Gilvano Bronzoni.

Filiação e representatividade

O processo de eleição de representantes sindicais é uma ferramenta essencial para garantir a representatividade da ACP na defesa dos direitos dos profissionais da educação e da qualidade da educação pública de Campo Grande. Mas, antes desse momento, é fundamental que a categoria esteja unida por meio da filiação à ACP.

A vice-presidente da ACP, professora Zélia Aguiar faz o alerta: “A filiação ao sindicato é sempre importante. Mas em momentos de ataque e desmontes como o que estamos vivendo ela é crucial para a existência da própria carreira do magistério. Os professores e professoras precisam compreender a urgência da filiação e da defesa da instituição sindical. Não só para defender seus direitos, mas, principalmente, como instrumento único de luta pela própria educação pública. Conscientize-se e filie-se!”.

A campanha de filiação para convocados inicia no dia 09 de março e o prazo vai até o dia 08 de maio. Para se filiar, é necessário portar o primeiro holerite e a declaração da escola. Efetivos podem se filiar a qualquer momento, na secretaria da ACP. Mais informações pelo telefone 3324-7014.

ACP – Desde 1952, nossa luta não para!